O ELO presta assessoria, capacitações, pesquisas e apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) nas seguintes áreas:

PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS - SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA, PROCESSOS E PROJETOS

A sustentabilidade de projetos sociais é um desafio que vai além de planilhas financeiras e a mobilização de recursos, envolve sua capacidade de ser uma ação autônoma e integradora. O que isso quer dizer? Significa que além da busca de fontes de financiamento, os proponentes de projetos precisam ampliar sua visão sobre o contexto social, diversificar seus parceiros e difundir suas práticas. Um bom projeto tem que contar com um bom sistema de Planejamento, monitoramento e avaliação. A gestão participativa, a articulação em rede, a economia solidária, a sistematização de experiência e o compartilhamento de conhecimentos também são dimensões fundamentais para a construção de projetos sustentáveis.

CONFORMIDADE E INTEGRIDADE DOS PROCESSOS (COMPLIANCE)
  • Gestão administrativo-financeira;
  • Contabilidade;
  • Orientações jurídicas.

ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA

A consultoria pode contribuir na construção de alternativas de autonomia e sustentabilidade para projetos existentes. A sustentabilidade de projetos combina geração de renda com promoção da diversidade cultural; inovação social com desenvolvimento comunitário; integração produtiva com mobilização social. Essa convergência revela uma compreensão plural de sustentabilidade, ou seja, além da atividade econômica, a sustentabilidade envolve ações sociais, político-institucionais, técnico-gerenciais, ambientais e culturais.

ORGANIZAÇÃO E FACILITAÇÃO DE EVENTOS E PROCESSOS NO CAMPO DO FORTALECIMENTO DAS OSC​

O ELO conta com vasta experiência na organização e facilitação de eventos, capacitações, encontros, intercâmbios, dentre outros, integrando processos de preparação de agendas, contratação de serviços de infraestrutura, envolvendo também protocolos de segurança pessoal e institucional.

FORTALECMENTO DE COOPERATIVAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA BAHIA

Entre os meses de agosto a dezembro de 2023, o ELO executou uma parceria com o Instituto Pragma, renomado por sua atuação na gestão integrada de resíduos sólidos, e gerou resultados promissores na Bahia. O objetivo principal foi promover a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico das catadoras e catadores vinculados às unidades de triagem de resíduos, contribuindo para uma gestão mais integrada de resíduos sólidos.


Candice Araújo, assessora do ELO responsável pela consultoria, enfatizou a importância desses investimentos: “Os equipamentos adquiridos representam um passo significativo para otimizar as operações das cooperativas, contribuindo para o aumento da arrecadação e, consequentemente, para a melhoria das condições de vida dos cooperados.”

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support