Você está aquiEncontro de Avaliação e Planejamento

Encontro de Avaliação e Planejamento


 

Nos dias 30/11 e 1º/12 realizamos mais um encontro do Projeto Buracica Sustentável e Solidária, promovido pelo ELO Ligação e Organização, com o patrocínio da Petrobras. Um total de 16 representantes das comunidades que integram o projeto, se juntaram à equipe ELO, bem como representantes da Petrobras para avaliar as atividades realizadas em 2015 e planejar as ações previstas para o 1º semestres de 2016.

Iniciamos os trabalhos com uma reflexão sobre os resultados alcançados até o presente momento, com um ano e meio de projeto já realizado. Neste período conseguimos superar a meta de 90 participantes, alcançando 123 pessoas cadastradas inicialmente e 102 participando intensamente das atividades. As mulheres adultas são maioria do Projeto, com 53% do público total, os jovens (rapazes e moças entre 17 e 29 anos) representam 26% e os agricultores, homens acima dos 30 anos, somam 21%.

Ao longo do ano foram realizadas oficinas temáticas em: compostagem e uso de matéria orgânica, técnicas de produção em horta familiar; técnicas de criação de galinhas caipiras; processamento de ração caseira para galinhas e técnicas de irrigação alternativa com uso de garrafas pet. Além das oficinas, realizamos: 1 intercâmbio em práticas agroecológicas, com viagem ao município de Camamu, litoral sul da Bahia; 3 Capacitações para comercialização no PNAE; 2 Encontros sobre Comercialização de produtos da agricultura familiar e agroecológicos. Os participantes do projeto também contam com assessoria técnica, com visitas aos grupos e famílias agricultoras para aprofundar os conhecimentos adquiridos nas oficinas, e também potencializar as produções em todas as comunidades do projeto.

Produção

O projeto tem conseguido estimular a produção agroecológica dentre as agricultoras e os agricultores integrantes do projeto. Dentre os 102 que participam integralmente temos o seguinte cenário: 57 agricultoras/es possuem roça e puderam ampliar e/ou qualificar a produção com as oficinas; 40 agricultoras/es possuem horta, e 44% produz mais de 3 produtos; 62 agricultoras/es possuem criação de galinha.

Comercialização

45 agricultoras/es estão comercializando seus produtos, seja nas feiras semanais na cidade, seja na comercialização local entre os moradores da própria comunidade e/ou das comunidades vizinhas. Uma ação vem sendo desenvolvida para potencializar a comercialização da produção agroecológica. Um dos resultados dos encontros sobre comercialização foi a criação de dois grupos de trabalho, um focado na comercialização para os mercados institucionais, em especial o PNAE, e outra para a organização de uma feira local, que deverá ser realizada mensalmente, ainda em local a definir. Outra iniciativa local e ser potencializada é da Secretaria de Agricultura de Alagoinhas, que vem sinalizando a intenção de promover uma feira exclusiva para Agricultura Familiar.

Com avanços tão relevantes, equipe e participantes se preparam agora para o recesso coletivo e para renovação das energias e retomada das atividades no final de janeiro.

 

Continuem acompanhando o blog do projeto Buracica Sustentável e Solidária!

Fotos: Arquivo ELO


Bookmark and Share Compartilhe

Projeto

projeto conviver

O ELO – Ligação e Organização é filiada à ABONG.

RSS Feed

Conteúdo sindicalizado

Quem está on line?

No momento há 0 usuários e 2 visitantes online.