Você está aquiEncontro de Saberes e Oportunidades Sustentáveis

Encontro de Saberes e Oportunidades Sustentáveis


Os dias 17 e 18 de março de 2014 foram especiais para o Projeto Conviver. Nestes dias, na cidade de Alagoinhas, foi realizado o Encontro Saberes e Oportunidades Sustentáveis, com representação das diversas comunidades pertencentes aos 20 municípios atendidos pelo projeto. Mais de 180 pessoas participaram dos momentos de comemoração e reconhecimento do trabalho realizado pelas comunidades, pelo ELO e pela Petrobras, por meio do Conviver.

O evento teve como propósitos, tanto a apresentação dos resultados do projeto, alcançados no período de 2011/2014, quanto a integração das lideranças participantes dos últimos três anos desta etapa. Cerca de 33.300 pessoas foram envolvidas nas atividades do projeto.

Até o momento do evento, o Conviver sob a execução do ELO realizou 1.221 atividades de Comunicação de Riscos; 915 atividades de Educação Ambiental, Cidadania, Relações de Gênero e Saúde, 502 Atividades de fortalecimento das iniciativas de desenvolvimento econômico, 08 intercâmbios inter-comunidades e 05 intercâmbios regionais. Nos dois primeiros anos foi elaborado o Diagnóstico Socioambiental e Cultural de 167 comunidades.  O projeto ainda contribuiu na elaboração e implementação de 17 projetos comunitários; implantou 08 círculos de bananeiras, 02 SAFs, 05 Secadores solares e 13 hortas comunitárias.

Ao longo de 3 anos foram produzidas e distribuídas 24.035 peças de comunicação de risco e de educação ambiental.

Por meio dessas ações o projeto tem contribuido para reduzir a ocorrência de situações de risco nas comunidades, para ampliar a consciência ambiental e social de todos os envolvidos e, principalmente, para fortalecer os laços de convivência entre a empresa e as comunidades, as associações comunitárias e a melhoria das condições de vida no entorno dos equipamentos da industria.

O Alagoinhas Plaza Hotel foi palco de atividades de sensibilização, apresentação e fortalecimento de conteúdo, troca de saberes, manifestações culturais e exposição de produtos artesanais.

A metodologia do Carrossel permitiu, com o protagonismo das próprias lideranças das comunidades, a apresentação de cada atividade realizada e tecnologia ou técnica implantada.

Uma feira com diversos produtos trazidos das comunidades expunha o crescimento vivenciado pelos seus moradores, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e à ampliação da autonomia de suas associações frente aos governos e à própria Petrobras.

Na noite do dia 17 houve uma noite cultural em que se celebrou a cultura popular, embalada por um sarau, com samba de roda, poesia, apresentações teatrais e musicais.

Foram dois dias de trocas, de novos conhecimentos, de celebrar a alegria do encontro e da convivência nos 3 anos de participação do ELO na execução do Projeto Conviver/Petrobras UO-BA.

Fica aqui nosso muito obrigada a todas as pessoas que contribuiram na realização desse momento.

Foto: Arquivo ELO



Bookmark and Share Compartilhe

Projeto

projeto conviver

O ELO – Ligação e Organização é filiada à ABONG.

RSS Feed

Conteúdo sindicalizado

Quem está on line?

No momento há 0 usuários e 0 visitantes online.