Você está aquiProjeto Conviver promove Intercâmbio de Meio Ambiente

Projeto Conviver promove Intercâmbio de Meio Ambiente


Agricultores/as familiares e lideranças comunitárias de dezenove comunidades, atendidas pelo Projeto Conviver, participaram do Intercâmbio sobre Meio Ambiente, realizado nos dias 26 e 27 de setembro. Desde 2011, o projeto tem promovido diversos intercâmbios, proporcionando troca de aprendizado, experiência e integração.

Dessa vez, o evento aconteceu nos municípios de Riachão do Jacuípe, Valente e Santa Luz. Os representantes das comunidades do Conviver visitaram a propriedade de Sr. Abelmanto Carneiro de Oliveira, localizada na comunidade de Mucambo, em Riachão de Jacuípe, onde o agricultor familiar desenvolve o projeto ecológico “Vida do Solo”, da Educação Ambiental e convivência com o semiárido (saiba mais: http://abelmanto.blogspot.com.br/). Abelmanto criou e aperfeiçoou diversas técnicas alternativas de irrigação, como as peças de gotejamento simples feita com garrafa pet, a bomba de repuxo manual e o aspersor com tubo de canetas recicladas.

Os participantes conheceram ainda as iniciativas “Mulheres Tecendo Arte” e “Mulheres de Fibra”, pertencentes à Rede Produtora da Bahia. Esses grupos trabalham com a produção de artesanatos feitos com matéria-prima local (sisal), produtos agropecuários, bolos, sequilhos. A Rede possui uma lojinha, no Centro de Santa Luz, para atender ao mercado local e regional e ainda comercializa para o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Os intercambistas consideraram as vivências muito interessantes e enriquecedoras. Conheceram a realidade de grupos produtivos e formas criativas de irrigação do solo. Essas experiências comprovam que, mesmo com as dificuldades climáticas e econômicas, o trabalho coletivo consegue garantir uma renda adicional para a melhoria da qualidade de vida das famílias produtoras.

Clique aqui e veja fotos do Intercâmbio.

Fotos: Arquivo ELO


Bookmark and Share Compartilhe

Projeto

projeto conviver

O ELO – Ligação e Organização é filiada à ABONG.

RSS Feed

Conteúdo sindicalizado

Quem está on line?

No momento há 0 usuários e 1 visitante online.