cabecalho s.s.passe cras aracatiba curso de artesanato .jpg

“Aprendendo com a arte de reciclar”

cabecalho conviver acao.JPG

Projeto Conviver em ação nas comunidades

cabecalho praticas.JPG

Conviver incentiva práticas agroecológicas

cabecalho roda leitura.JPG

Álbum Apresentações Cordel Conviver

Em caso de emergência, furto ou vandalismo nas instalações e equipamentos da Petrobras, ligue 08000 71 10 50.

logo conviver

 

Login do usuário

Troca de experiências entre as comunidades de Gaioso e Mato Limpo, em Araçás

Um momento para troca de experiência e integração. As oficinas de implantação do SAF (Sistema AgroFlorestal) e de compostagem foram realizadas em Gaioso, município de Araçás, dia 17 de abril de 2013. Essa iniciativa integra o Projeto Conviver, da Petrobras UO-BA e atende às condicionantes de licença ambiental estabelecidas pelo órgão regulador (INEMA).

A atividade contou com a presença de moradores de Gaioso e de Mato Limpo, comunidades circunvizinhas às instalações da Petrobras. Pela manhã, a Sra. Alexandrina Brito, moradora de Gaioso, apresentou às lideranças de Mato Limpo o secador solar artesanal que eles construíram com apoio do projeto, em outubro de 2012. Logo após, os participantes seguiram para o local escolhido para a implantação do SAF e realizaram todo o trabalho de capina seletiva, coleta e produção de cobertura morta, curva de nível, cobertura do solo e início do plantio das árvores, fruteiras, adubeiras e anuais (milho, feijão, abóbora, etc).

Já pela tarde, os moradores de Mato Limpo, com apoio da equipe do Projeto, compartilharam com o grupo as técnicas de compostagem que aprenderam no Dia de Campo realizado pelo Conviver no ano passado e que desde então passaram a ser utilizadas em suas propriedades. Este momento propiciou a troca de conhecimentos agrícolas entre os participantes.

Enriquecendo ainda mais a programação do dia, foi feita a leitura do cordel do Projeto Conviver em forma de jogral, incentivando o interesse de todos (crianças, jovens, adultos e idosos) sobre a temática de comunicação de riscos. Além disso, no final da atividade, a produção (frutas secas) do dia foi compartilhada com todos, assim como as sementes do SAF.

O intercâmbio entre comunidades e a integração de diversas atividades, como as de educação ambiental e comunicação de riscos, evidência um dos objetivos da Petrobras UO-BA com esse projeto que é o de despertar nas comunidades o interesse por informações que possibilitem um maior cuidado com a saúde e com o meio ambiente.

Fotos: Arquivo ELO