Fortalecimento e regionalização da Plataforma MROSC Nacional

Foto: Assembleia anual da Plataforma MROSC 2019. Arquivo Plataforma MROSC

INFORMAÇÕES

 

Duração: 

2018 a 2023

Local: 
Brasil

Apoio/Financiamento: 
União Europeia

Situação:
Vigente 

Organizações:
Cáritas Brasileira e organizações que integram a Plataforma MROSC

O Projeto visa contribuir para o fortalecimento da atuação das Organizações da Sociedade Civil - OSC na construção de um ambiente legal, político e institucional favorável, que avance na implementação federativa da agenda do marco regulatório das organizações da sociedade civil, a fim de promover a participação cidadã no desenvolvimento sustentável. A agenda MROSC é composta por dois eixos de atuação, Normativo e Conhecimento, respectivamente constituídos por: Contratualização, Sustentabilidade e Certificação; Capacitação e Formação, comunicação e Disseminação e Estudos e Pesquisas.

Além de atividades formativas, rodas de diálogos, audiências públicas, apoio direto a projetos, discussões e contribuições para a aprimoração do marco legal, o projeto busca ampliar a capacidade dos atores sociais de acompanhar e contribuir com a implementação da Lei 13.019/2014 de forma articulada em todo o Brasil.

Organizações signatárias da Plataforma por um novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Plataforma MROSC  e organizações da sociedade civil não signatária, composta por mais de 2 mil organizações não signatárias, cuja rede indireta alcança mais de 100 mil organizações, que atuam na defesa de direitos e no desenvolvimento sustentável.

Serviço à PPM (Pão para o Mundo)

Foto: Oficina sobre mobilização de recursos junto à indivíduos.2015. Arquivo ELO

INFORMAÇÕES

 

Duração: 

Março 2020 a Dezembro 2023 

Local: 
Brasil

Apoio/Financiamento: 
Pão para o Mundo

Situação: 
Vigente 

Organizações: 
OSC parceiras de PPM, Instituto Fonte, MariaLab.

O serviço é uma continuidade da parceria com Pão para Mundo, que ocorre desde 1996. E tem como objetivo contribuir com PPM no diálogo com organizações da sociedade civil (OSC) parceiras no Brasil quanto à realização da estratégia país. Neste sentido estão previstas organização e realização de: estudos e diagnósticos participativos; eventos de articulação e de formação em temas relevantes da parceria (tais como: segurança digital, impacto da pandemia do Covid 19 nas organizações etc); organização de visitas e intercâmbios.

Quarenta (40) organizações da sociedade civil (OSC) que atuam na defesa de direitos humanos no Brasil, parceiras de PPM.

Serviço de Consultoria e Apoio (SCA-Brasil)

Foto (captura de tela) – Espaço de aprendizagem sobre gestão orçamentária. Arquivo ELO

INFORMAÇÕES

 

Duração: 

Março 2020 a Dezembro 2023 

Local: 
Brasil

Apoio/Financiamento: 
Pão para o Mundo

Situação: 
Vigente 

Organizações: 
Instituto Fonte, Lites Auditoria, Lumiar Estudos e Treinamento, Vetor Consultoria

O Projeto consiste na consultoria à instituições parceiras de PPM no Brasil quanto à: identificação das necessidades de consultoria e apoio na área financeira; apoio relacionado ao cumprimento dos requisitos de financiamento com vistas ao planejamento financeiro/orçamentário, ao controle das receitas e das despesas e a elaboração de relatórios financeiros; apoio na implementação de mudanças pontuais e estruturais na organização parceira e/ou no projeto, que sejam necessárias para cumprir com os requisitos de financiamento; apoio na escolha e na contratação de auditores; apoio no preparo de auditorias; apoio na análise posterior das auditorias, especialmente no que se refere à avaliação dos resultados do relatório de auditoria e da carta à gerência (management letter), bem como na identificação e, se for o caso, na implementação das consequências/recomendações resultantes; apoio ao diálogo entre as partes sobre os relatórios mencionados e a outras questões relacionadas aos requisitos de financiamento.

 

O projeto prevê ações diretas de consultoria na gestão administrativa, financeira e contábil como a realização de diagnósticos participativos, processos de aprendizagem e de capacitações que contribuam para a troca de saberes e o reforço às capacidades das equipes, tanto individuais como coletivas, de acordo com as necessidades identificadas; e a sistematização de aprendizados/manuais/diretrizes institucionais, no campo da gestão administrativo-financeira.

Quarenta (40) organizações da sociedade civil que atuam na defesa de direitos humanos no Brasil, parceiras de PPM.

Assessoria a Projetos do Programa Comunidade e Renda

INFORMAÇÕES

 

Duração: 

2012 a 2014 

Local: 
Capital e interior da Bahia/Brasil

Apoio/Financiamento: 
Aliança ICCO/CESE

Situação: 
Encerrado 

Organizações: 
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Católica do Salvador (ITCP-UCSal) 

A atividade consistiu na assessoria a onze (11) empreendimentos econômicos comunitários localizados na capital e interior da Bahia, que integram o projeto Comunidade e Renda da CESE e compreendeu a realização de estudo de viabilidade/diagnóstico participativo das atividades de produção desenvolvidas pelos empreendimentos e da assessoria a elaboração de um Plano de Capacitação direcionado para o fortalecimento dos empreendimentos, em consonância com as atividades passíveis de apoio no âmbito do programa.

Onze (11) associações de produção e cooperativas populares.

Projeto Conviver

Foto: construção de um secador solar na comunidade de Boa Vista, Município de Biritinga/BA. Arquivo ELO.

INFORMAÇÕES

 

Duração: 

2011 a 2014

Local: 

20 municípios baianos – Bahia/Brasil

Apoio/Financiamento: 
Petrobrás

Situação: 
Encerrado 

Organizações: 
O
rganizações comunitárias da região de abrangência do projeto, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Católica de Salvador (ITCP/UCSAL), órgãos municipais e estaduais. 

O projeto teve como objetivos atender à condicionante de Licença da Unidade de Operação de Exploração e Produção da Bahia - UO-BA estabelecida pelo órgão ambiental regulador – IMA (Instituto de Meio Ambiente), construindo e/ou fortalecendo a aproximação entre a Petrobras e as comunidades circunvizinhas, com foco na comunicação preventiva e de situações de risco presentes nos equipamentos e instalações da Unidade, bem como fomentando o exercício da cidadania e, dessa forma, contribuindo, de um lado, para o fortalecimento da imagem e reputação da Petrobras como empresa que desenvolve suas atividades com responsabilidade socioambiental e, de outro, para o fortalecimento do tecido associativo da região.

O projeto foi desenvolvido em três (3) etapas Plano I (comunicação de riscos nas comunidadese mediação de conflito); Plano II (fortalecimento da cidadania) e Plano III (desenvolvimento de projetos de incentivo à geração de renda nas comunidades com fomento a 11 (onze) iniciativas comunitárias).

160 comunidade localizadas no entorno de bases operacionais e instalações da Petrobras

 

Fortalecimento da Sociedade Civil - IFAA: ELO PPM

Foto: Oficina sobre monitoramento de projetos, realizada no Rio de Janeiro, em outubro de 2014. Arquivo ELO

INFORMAÇÕES

 

Duração: 
2012 a 2020 

Local: 
Todo o território nacional/Brasil

Apoio/Financiamento: 

Brot fuer die Welt (Pão para o Mundo- PPM)

Situação: 
Encerrado (a parceria continua como Serviço de Consultoria e Apoio)

 

Foram desenvolvidas atividades de análise, acompanhamento e avaliação de Projetos sociais, bem como assessoria, capacitação, articulação e facilitação de diálogo de organizações parceiras que têm colaboração de PPM no Brasil.

 

O projeto teve como objetivo acompanhar e assessorar projetos sociais desenvolvidos no Brasil por movimentos e instituições parceiras da agência de cooperação Pão para o mundo, no sentido de fortalecer as capacidades de planejamento, monitoramento, avaliação e gerenciais dos projetos e organizações.

 

Objetivo Específico: Fortalecer a organicidade institucional da Plataforma MROSC a partir da ampliação de bases regionais e territoriais de articulação política das organizações da sociedade civil.

45 organizações da sociedade que desenvolvem projetos em parceria com PPM

Projeto Buracica Sustentável e Solidária

Foto: Feira Agroecológica de Buracica, município de Alagoinhas/BA.

INFORMAÇÕES

 

Duração: 
2015 a 2016 

Local: 
06 (seis) comunidades localizadas nos municípios de Catu e Alagoinhas, Bahia. 

Apoio/Financiamento: 
Petrobrás

Situação: 
Encerrado

Organizações:

Organizações comunitárias da região de abrangência do projeto, Prefeituras de Catu e Alagoinhas.

Decorrente do diálogo sobre perspectiva de ampliação do acesso a emprego e renda, promovido pela Petrobras, junto à 17 (dezessete) comunidades do entorno da Base de Buracica, o projeto promoveu ações de capacitação em agroecologia, incentivando a produção, o beneficiamento e a comercialização de produtos da agricultura familiar junto aos programas governamentais (PAA e PNAE) e para consumidores diretos a partir da instalação de feiras; bem como, incentivou a alimentação saudável, por meio de uma campanha, junto às famílias agricultoras e aos consumidores.

 

O trabalho foi organizado em dois eixos. Eixo 1: Construção do conhecimento agroecológico (capacitação e intercâmbios); Eixo 2: Assessoria e infraestrutura de comercialização e, Campanhas sobre alimentação saudável. A assessoria envolveu diálogo e capacitação quanto à qualidade do produto, marca, rotulagem, dentre outras questões importantes.

Agricultores familiares das comunidades Fazenda Rio Negro e Panelas, no município de Catu e; Pindobal de Baixo e de Cima, Guabiraba e Comboatã, em Alagoinhas.

Projeto Biodiesel

Foto: Oficina sobre óleo vegetal para a indústria do Biodiesel, realizada em 12/09/2007, Salvador/BA. Arquivo ELO

INFORMAÇÕES

 

Duração: 
Dezembro 2006 a Dezembro 2007 

Local: 
Municípios de Quixadá/CE; Cadeias, Litoral Norte, Feira de Santana e Baixo Sul e Região/BA e Montes Claros/MG.

Apoio/Financiamento: 
Ministério de Trabalho e Emprego (TEM)

Situação: 
Encerrado 

Organizações:

Comissão de Concertação para o PlanSeQ Biodiesel, composta pelas seguintes entidades: Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Ciência e Tecnologia; PETROBRÁS, ADS, CEPLAC, CODEVASF; Governo Estadual de Minas Gerais, Governo Estadual da Bahia, Governo Estadual do Ceará, Prefeitura de Quixadá/CE e Prefeitura de Candeias/BA

Dentro da Estratégia de implantação de Plano Setorial de Qualificação voltado para o desenvolvimento da cadeia produtiva do biodiesel ao nível da agricultura, o projeto teve como resultados

 

1) a sensibilização de lideranças regionais em torno da construção de uma estratégia para a inserção dos agricultores familiares no programa e;

2) a qualificar, de modo participativo, agricultores familiares para elaboração e implementação do Plano Agrícola, do Plano Industrial e do Plano de Capacitação.

 

O projeto foi desenvolvido a partir de atividades formativas – formação de formadores e formação de multiplicadores - desenvolvidas com os parceiros locais (Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura Familiar, Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra e Via campesina).

1980 (um mil novecentos e oitenta) agricultores familiares.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support