PUBLICAÇÕES ELO

Viabilidade econômica dos empreendimentos da economia popular solidária: noções básicas. 

O Elo tem o prazer de compartilhar, através dessa publicação, esse estudo  que engloba, simultaneamente, as questões técnicas, econômicas e os procedimentos necessários para que os trabalhadores realizem a gestão do empreendimento, com base na economia popular solidária.

Clique Aqui e Baixe a publicação

Introdução ao Compliance em organizações da sociedade civil

O Elo tem o prazer de compartilhar, através dessa publicação, o material didático do curso EaD Introdução ao Compliance em Organizações da Sociedade Civil, apoiado pela Pão Pelo Mundo.

Clique Aqui e Baixe o manual

Relátorio de Viagem – Comprovantes de despesa com validade fiscal 

Voltou de uma viagem de trabalho? Você deve ter um prazo não muito longo para apresentar seu relatório. A gente sabe que quanto mais tempo demoramos para fazer isso, mais difícil fica. Então mãos-à-obra! Descubra quais documentos são necessários para dar tudo certo!

Clique Aqui e Baixe o infográfico

Viajando – Comprovantes de despesa com validade fiscal 

Está em uma viagem de trabalho? É necessário prestar muita atenção em guardar alguns documentos que habitualmente são necessários para entregar à contabilidade uma vez que você retorne para casa. Descubra quais!

Clique Aqui e Baixe o infográfico

Fazendo as Malas – Comprovantes de despesa com validade fiscal 

Está se preparando para viajar a trabalho? Além das questões relacionadas diretamente à atividade que você irá desenvolver ou participar, é importante incluir alguns itens extras na sua mala para facilitar a tarefa de obter os documentos de comprovação. Descubra quais!

Clique Aqui e Baixe o infográfico 

Planejando Sua Viagem – Comprovantes de despesa com validade fiscal 

Sua organização está organizando uma viagem de trabalho? Além das questões relacionadas diretamente à atividade que você irá desenvolver ou participar, é importante dar uma atenção prévia a alguns elementos essenciais para a gestão correta da contabilidade . Descubra quais!

Clique Aqui e Baixe o infográfico 

A contabilidade e as Organizações da Sociedade Civil 

A publicação é resultado de um processo formativo desenvolvido em 2022, por meio da parceira com PPM, e visa contribuir com a gestão das OSC no que diz respeito à importância da contabilidade na vida institucional, fornecendo-lhes informações e ferramentas para qualificação dos processos internos, para a tomada de decisões e para a prestação de contas aos colegiados da organização, ao seu público e parceiras, e ao governo, conforme estabelecido em nossa legislação. O manual foi elaborado por José Alberto Tozzi (Administrador e contabilista, mestre em Administração pela PUC SP) e Waldir Mafra (Economista e contabilista, mestre em Administração pela PUC SP).

Clique Aqui e Baixe o Documento 

Eleiçoes e Fake News: O desafio para as OSC

Nesta sistematização, apresentamos o caminho que, o ELO e o Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais (CAIS), com o apoio de MISEREOR e Pão Para o Mundo (PPM), desenvolveram sobre o tema “Eleiçoes e Fake News: O desafio para as OSC”, apresentando as ações, seus objetivos e síntese das discussões e formulações dos especialistas que conduziram as atividades.

Clique Aqui e Baixe o Documento 

Terceirização dos serviços contábeis e contratação de contadores.

Apresentamos a Cartilha Terceirazação dos Serviços Contabeis e Contratação de Contadores, realizada pelo ELO a partir dos subsídios de José Alberto Tozzi (Administrador e contabilista, mestre em Administração pela PUC SP) e Waldir Mafra (Economista e contabilista, mestre em Administração pela PUC SP).

Clique Aqui e Baixe o Documento 

As OSC na Pandemia: Aprendizados e Inovações – Impactos, aprendizados e boas práticas das OSCs parceiras de PPM a partir da pandemia de COVID-19

Apresentamos os resultados do estudo “As OSC na Pandemia: Aprendizados e Inovações”, realizado por Domingos Armani e Moema Hofstaetter, com intuito de pesquisar sobre os impactos, os aprendizados e as boas práticas das OSC parceiras de Pão Para o Mundo (PPM) a partir da pandemia de COVID-19.

Clique Aqui e Baixe o Documento 

Sondagem Sobre a Politica de Gênero Adotada pelas OSC Parceiras de PPM

O presente documento refere-se a uma sondagem rápida sobre a adoção de políticas e atuação das organizações apoiadas por PPM no Brasil quanto a questão de gênero, tendo como foco as mulheres, de forma a identificar capacidades que possam contribuir para ações futuras relacionadas a justiça de gênero.

Clique Aqui e Baixe o Documento 

Novas Regras e Orientações do eSocial sobre Saúde e Segurança de Trabalho – SST

O eSocial integra o Projeto Sped – Sistema Público de Escrituração Digital e tem como objetivo a coleta e armazenamento de informações trabalhistas, seja no âmbito tributário ou previdenciário, em um único ambiente. As obrigações do eSocial e o avanço das fases obrigatórias prosseguem e queremos alertar a equipe administrativa e os membros da direção, pois não é uma tarefa simples cumprir todas as obrigações que impactam em vários processos da rotina do empregador.

Clique Aqui e Baixe a Cartilha 

Manual de Gestão Orçamentaria e Financeira para Organizações da Sociedade Civil 

Esta publicação tem objetivo de contribuir para o fortalecimento da capacidade de gestão de instituição da sociedade civil que atuam na afirmação dos direitos civis que atuam na afirmação dos direitos civis, econômicos, sociais, culturais e ambientais. 

Clique Aqui e Baixe o Manual – Gestão Orçamentaria e Financeira para OSC 

 Boletim ELO – Seminário ITCMD.

Esta publicação apresenta as principais reflexões do “Seminário Virtual ITCMD – Tributação sobre doações às OSCs”, uma atividade realizada com apoio de Brot fü die Welt, em parceria com o GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas e a Associação Brasileira de ONGs -Abong.

Cartilha Barricadas, Estratégias e Coletividade.

Com o apoio de PPM e a colaboração da MariaLab, oferecemos oportunidades de aprendizagem sobre segurança digital. A cartilha reúne uma análise do impacto de ataques digitais do tipo ‘Ransomware’ em organizações brasileiras e aborda a segurança organizacional em tópicos, trazendo recomendações para apoiar na adoção de protocolos e boas práticas.

A internet e as infraestruturas digitas.

Neste infográfico apresentamos o caminho que nossas informações percorrem e como é importante pensar de forma estratégica em como e para quem estamos dando nossas informações.

Seus equipamentos estão recebendo os cuidados que merecem?

Abordamos três pilares importantes para seus equipamentos: backup, criptografia de disco e antivírus!

Senhas: proteja suas contas desde a porta da frente.

Dicas importantes sobre como construir senhas seguras e dicas para WhatsApp para convencer todes que é possível ter mais segurança!

Cuidados com o celular: Celulares carregam muitas informações valiosas. Como cuidar deles?

Comunique-se com segurança: E-mails seguros, mensageiros que visam sua privacidade, videoconferência com criptografia e armazenamento seguro.
Proteja-se de ransomware.Nos últimos anos nos deparamos com muitos ataques de ransomware, um programa malicioso que infecta seu computador bloqueando o acesso aos arquivos através de criptografia. Saiba como se proteger!
Servidores e nuvens: Informações básicas de proteção de servidores e cuidados ao escolher uma nuvem para armazenamento de dados.
Tirinhas – SEGURANÇA DIGITAL NO TRABALHO REMOTO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support