COMISSÃO TÉCNICA DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DO CONFOCO-BA REALIZA RODA DE DIÁLOGO SOBRE A LEI 13.019/2014

Ontem, dia 28/07, a Comissão Técnica de Normas e Procedimentos do Confoco-BA em parceria com a Plataforma BA realizou uma roda de diálogo sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, convidando os servidores públicos da  Secretaria de Cultura (SECULT) . Com a Participação da Secretaria de Administração (SAEB) e da da Procuradora do Estado da Bahia, Ivana Pirajá Luckesi, a qual palestrou sobre a efetiva aplicação da Lei 13019/2014 nas realizações das parcerias entre a administração pública estadual e as organizações da Sociedade Civil. 

Kelly Cristina Ferreira da Costa, da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) e  Conselheira de Confoco abriu a atividade esclarecendo que, “o momento visa levantar situações que ocorrem diariamente por conta da implementação das parcerias regidas pelo Marco Regulatório das OSC”. Candice Araújo, assessora do ELO e Coordenadora da Comissão técnica de Normas e Procedimento do Confoco/BA, deu seguimento destacando a importância da união das forças do poder público e da sociedade civil, para a efetiva implementação da Lei 13.2019. “Desde a criação do Confoco, nossa comissão atua para que tudo o que foi construído desde 2015 até hoje, seja de fato implementado da forma correta no estado da Bahia”. Segundo ela, o entendimento de situações concretas é a chave para estabelecer o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação. 

Ivana Luckesi, procuradora do Estado da Bahia.

Depois da apresentação das/os participantes, os quais representavam diversos setores da Secretaria de Cultura, a procuradora Ivana Luckesi destacou a importância e o papel do Confoco-BA na instrumentalização da Sociedade Civil e na evolução da relação de parceria das OSC com o Poder Público. “Reforçamos o lugar da PGE como parceira do Confoco-BA, atuando para que cada vez mais essa relação entre Poder Público e Sociedade Civil se fortaleça através do diálogo e da mútua confiança”. Segundo a procuradora, a Lei 13019/2014 ainda tem alguns empecilhos de entendimento, e destaca a necessidade da clareza, objetividade e simplicidade na hora dos chamamentos públicos.” 

Essa atividade foi a primeira de uma série de rodas de diálogo, onde a Comissão de Normas e Procedimentos convidará diversas secretarias. Lucas Searas, coordenador do OSC Legal Instituto menciona a importância de juntar várias representações da mesma secretaria: “às vezes, os funcionários públicos, vivenciam dificuldades ou têm dúvidas similares, porém, mesmo atuando na mesma instituição, existe uma falta de diálogo entre os diversos setores que compõem uma secretaria pública”. Segundo Lucas, a iniciativa de colocar a confronto servidores da mesma secretaria é estratégico, pois fomenta a construção de objetivos comuns e de qualidade na implementação correta do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. 

 

Texto: Angelica Tomassini, assesora de comunicação do ELO

Revisão: Candice Araújo, assesora de projeto do ELO

No Comments

Post A Comment

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support