O ELO presta assessoria, capacitações, pesquisas e apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) nas seguintes áreas:

PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS - SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA, PROCESSOS E PROJETOS

A sustentabilidade de projetos sociais é um desafio que vai além de planilhas financeiras e a mobilização de recursos, envolve sua capacidade de ser uma ação autônoma e integradora. O que isso quer dizer? Significa que além da busca de fontes de financiamento, os proponentes de projetos precisam ampliar sua visão sobre o contexto social, diversificar seus parceiros e difundir suas práticas. Um bom projeto tem que contar com um bom sistema de Planejamento, monitoramento e avaliação. A gestão participativa, a articulação em rede, a economia solidária, a sistematização de experiência e o compartilhamento de conhecimentos também são dimensões fundamentais para a construção de projetos sustentáveis.

CONFORMIDADE E INTEGRIDADE DOS PROCESSOS (COMPLIANCE)

Gestão administrativo-financeira;

Contabilidade;

Orientações jurídicas.

ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA

A consultoria pode contribuir na construção de alternativas de autonomia e sustentabilidade para projetos existentes. A sustentabilidade de projetos combina geração de renda com promoção da diversidade cultural; inovação social com desenvolvimento comunitário; integração produtiva com mobilização social. Essa convergência revela uma compreensão plural de sustentabilidade, ou seja, além da atividade econômica, a sustentabilidade envolve ações sociais, político-institucionais, técnico-gerenciais, ambientais e culturais.

SEIVA - Suporte Tecnológico para Estudo de Viabilidade dos Empreendimentos da Economia Popular Solidária

Acesse o aqui o Suporte Tecnológico para Estudo de Viabilidade dos Empreendimentos da Economia Popular Solidária – SEIVA.

O SEIVA é um instrumento auxiliar para o estudo de viabilidade dos empreendimentos da economia popular solidária. A sua utilização pressupõe o conhecimento de uma metodologia apropriada à dinâmica desses empreendimentos. Uma descrição dessa metodologia encontra-se no texto Viabilidade Econômica dos Empreendimentos da Economia Popular Solidária: noções básicas. A construção do SEIVA e da tecnologia social na qual se insere foi coordenada pelo então professor da UCSal e associado do ELO, Prof. Gabriel Kraychete.

ORGANIZAÇÃO E FACILITAÇÃO DE EVENTOS E PROCESSOS NO CAMPO DO FORTALECIMENTO DAS OSC​

O ELO conta com vasta experiência na organização e facilitação de eventos, capacitações, encontros, intercâmbios, dentre outros, integrando processos de preparação de agendas, contratação de serviços de infraestrutura, envolvendo também protocolos de segurança pessoal e institucional.