Webinários realizados pelo ELO discutem segurança digital e fake news

Com o advento do computador a comunicação humana, cada vez mais, vem passando por fases sem precedentes e até então inimagináveis. E não podemos negar que a era digital trouxe muitos benefícios a todos, mas, infelizmente, nem tudo são flores.

Sabemos que a tecnologia revolucionou a comunicação e transformou informações, mas também gerou uma série de riscos para as pessoas. Por isso, é necessário debater, constantemente, a importância da segurança da informação, sobretudo, agora, em um contexto pandêmico, situação que levou milhares de pessoas a trabalhar de forma remota. E este foi o tema dos Webinários ELO, que aconteceram no final do mês de julho: SEGURANÇA DIGITAL.

Carla Jancz (MARIALAB)

A preocupação com o tema surgiu a partir de diálogos com Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuam na promoção e defesa de direitos humanos no Brasil, parceiras de PPM. Em 2018, com a chegada de Bolsonaro à Presidência, as OSC e movimentos sociais passaram a sofrer com ataques virtuais e a circulação de fake news se tornou uma epidemia no Brasil, um risco à democracia e à vida.

Desde 2019, o ELO, a PPM e a Coletiva MariaLAB firmaram uma parceria para a realização de Oficinas a fim de promover capacitação, orientação e apoio para melhorias das práticas de segurança da comunicação e informação organizacional. Inicialmente, foram realizadas seis (6) oficinas regionais de forma presencial para as equipes parceiras.

Em 2020, com a pandemia e todos os desafios que o momento trouxe, percebeu-se a necessidade de seguir, agora, por meio de videoconferências, com as oficinas de orientações específicas para o trabalho remoto, orientando sobre os cuidados no acesso, transmissão, compartilhamento e guarda de todo tipo de informações e arquivos.

Os Webinários realizados nas manhãs dos dias 21/07 e 28/07 reuniram mais de 50 representantes de organizações que trocaram saberes e experiências com as  debatedoras convidadas. No primeiro dia, o tema debatido foi Segurança no trabalho remoto, o famoso Home Office, e, no segundo dia, a conversa foi sobre os problemas gerados pelas Fake News. As boas-vindas da atividade foram dadas por Mathias Fernsebner (PPM) e Martina Winkler (PPM). E em breve, os vídeos dos encontros serão disponibilizados em nosso canal do YouTube.

Abaixo, você confere os links para o vídeo (Fake News) e as tirinhas apresentadas nos Webinários.  

 

Conheça os palestrantes dos WEBINÁRIOS:

DIA 21/07 – Cuidados no trabalho remoto

Carla Jancz (MARIALAB) é especialista em Segurança da informação, trabalha com segurança digital para organizações do terceiro setor e com tecnologias livres e redes autônomas a partir de uma perspectiva feminista e holística.

Marcel Cesar Julião – psicólogo e coordena o setor de Monitoramento e Aprendizagem de Terra de Direitos. Mestre em Tecnologia e Sociedade, tem pesquisado representações de ciência e tecnologia na cultura popular e a rede Matraga, coletivo de psicólogas(os) interessados nas disputas subjetivas e modulações mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação. Marcel também é coordenador da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Paraná e representa a América Latina na Comissão de Igreja Segura da Comunhão Anglicana.

 

DIA 28/08 – FAKE NEWS: UMA AMEAÇA REAL.

Daniela Araújo (MARIALAB) é Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa. Pesquisa temas relacionados aos Estudos Feministas em Ciência e Tecnologia, com especial atenção para as intersecções entre gênero, cultura hacker e tecnologias digitais e faz parte da Lavits (Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade).

Pastora Cibele Kuss é Teóloga feminista e pastora luterana na IECLB. Atuou como Ouvidora do Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará por dois mandatos, como representante da sociedade civil. Desde 2013, ocupa a função de Secretária Executiva da FLD-COMIN-CAPA. Integra a Coordenação do Fórum Ecumênico ACT Brasil – FE ACT BRASIL.

MariaLab – Organização feminista que trabalha pela valorização do autocuidado nos meios digitais, levando a tecnologia para espaços feministas e o feminismo para espaços de tecnologia, construindo ambientes seguros, virtuais e físicos, com recortes sociais, étnicos ou econômicos.

No Comments

Post A Comment

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support